top of page

Blog

Receita de Hambúrguer caseiro


🔱 HAMBÚRGUER DE PATINHO ASSADO 🔱

➡Ingredientes:

500g de patinho (sem gordura) moído

1 cenoura média ralada

1 cebola média picada

3 dentes de alho picados

Cheiro-verde a gosto picado

Sal a gosto

➡ Modo de preparo:

Corte a cebola em cubinhos e rale a cenoura de forma que fique bem fina.

Corte o alho e o cheiro verde.

Em um recipiente, junte a carne aos demais ingredientes.

Por último, ajuste o sal e misture tudo até que se forme uma massa homogênea.

Modele os hambúrgueres. Se quiser pode acrescentar farelo de aveia para ele ficar mais unido.

Em uma frigideira antiaderente, sele os hambúrgueres dos dois lados e diminua a temperatura para que cozinhem por dentro também.

Pode congelar para usar depois colocando no forno e assando.

Pode utilizar o molho de tomate caseiro e o queijo minas padrão light por cima.

Pode ser feito em diferentes formatos como quibe, almôndega, bolo de carne com recheio. É só modificar o molde.

🔱 HAMBÚGUER DE FRANGO ASSADO 🔱

➡Ingredientes:

500 g de peito de frango 1 xícara (bem cheia) de abobrinha ralada (lado grosso do ralador) 1/2 xícara de aveia em flocos médios (aproximadamente) 3 colheres (sopa) de quinoa em flocos 1 cebola média 2 dentes de alho 1/2 colher (sopa) de suco de limão Ervas – manjerona, sálvia e alecrim, pode variar e sal à gosto Azeite de oliva

➡ Modo de preparo:

No processador*, coloque o frango, a cebola e o alho e bata o suficiente para que os ingredientes fiquem picados formando uma massa. Não processe demais, é importante encontrar os pedaços de frango.

Em uma tigela coloque o frango, adicione as ervas picadas, a abobrinha, o limão, sal, a aveia e a quinoa. Misture até obter uma bola de massa uniforme e integrada. Dependendo da umidade da carne pode ser necessário acrescentar mais aveia ou quinoa.

Preaqueça o forno.

Modele os hambúrgueres para que fiquem com aproximadamente 2 cm de altura, no meu caso a receita rendeu cinco unidades.

Leve ao fogo uma frigideira sem óleo e aqueça bem. Assim que estiver bem quente, adicione um fio de azeite de oliva e coloque hambúrgueres (dois por vez). Deixe no fogo até que os dois lados fiquem bem douradinhos, mas sem queimar.

Com os dois lados corados coloque-os em uma forma untada e leve ao forno. Deixe em forno médio por 10 a 15 minutos para garantir que fiquem bem cozidos no centro.

Observações: – Processador: caso você não tenha pique a carne bem miudinha, até ficar parecida com carne moída e adicione os outros ingredientes. Ou peça no local onde compra o frango para que seja moído.

– Forno: você também pode fazer todo o preparo no forno, isso deve levar aproximadamente 30 minutos, mas pode variar muito em cada equipamento. O importante é garantir que o frango fique bem cozido e douradinho por fora.

– Air Fryer: Fazendo na fritadeira sem óleo (air fryer), os hambúrgueres congelados ficaram prontos em 15 a 20 minutos. Eles ficam douradinhos por fora e úmidos por dentro.

– Congelamento: Modele os hambúrgueres, coloque-os em uma travessa forrada com filme plástico ou papel alumínio. Leve a travessa para o congelador, assim que eles estiverem bem firmes você pode empilhar, colocar em um saco plástico e guardar no freezer por 4 meses.


Recentes

bottom of page