Blog

Saciedade e sono

November 18, 2020

 

Vocês sabiam que muitos dos nossos hábitos de vida e comportamentos também a nossa saciedade?

Um dos pontos mais importantes é como dormimos. Não só a quantidade de horas mas, principalmente, a qualidade e o horário vamos dormir.

 

Como está o seu sono? 

Essa reflexão é importantíssima, porque o sono vai além do descanso e relaxamento. Esse momento tão bom também serve para conservar energia, restaurar tecidos, organizar a memória e fortalecer o sistema imunológico, além de influenciar na quantidade de secreção do hormônio do crescimento em crianças e adolescentes.

A privação de sono pode modificar o padrão endócrino (produção de hormônios) que sinaliza a fome e a saciedade, alterando e influenciando as escolhas alimentares da pessoa. Muitas vezes eu percebo no consultório que quem tem insônia, ou acorda muitas vezes ao longo da noite, ou vai dormir muito tarde, tem um apetite mais "descontrolado" e tende a ter mais vontade de doce e carboidrato ao longo do dia.

 

Por isso, é importante manter uma boa rotina de sono, com horários definidos, local e iluminação adequados, ingestão de alimentos mais “leves” (de fácil digestão) a noite e se desconectar do celular pelo menos uma hora antes.

(!) Essa e outras estratégias fazem parte da "higiene do sono": um passo a passo de uma rotina mais saudável que prepara o nosso corpo para descansar e tende a melhorar a qualidade de um sono profundo e mais reparador.

 

Please reload

November 18, 2020

November 18, 2020

November 18, 2020

Please reload

Recentes

 

Atendimentos

Barra da Tijuca e Freguesia 

Marcações:

(21) 99606-5575

clinicafernandamarques@gmail.com

 

Nutricionista

Redes sociais:

  • YouTube - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon