Blog

Como escolher o chocolate mais saudável

A Páscoa está chegando 🐰, mas independente dessa data quem não gosta de comer um bom chocolate, hein? 🍫


Uma das melhores cenas é ver o rostinho do paciente quando digo que da pra incluir boas opções de chocolate no cardápio. Além de mais do que comprovado os benefícios do cacau, hoje em dia, existem muitas marcas no mercado que são boas opções.


Por isso, esse post auto explicativo de hoje traz os 5 pontos que sempre analiso quando vejo ou indico um chocolate saudável.







1️⃣ Maior teor de cacau (portanto os amargos, acima de 70%): como eu disse, o maior benefício do chocolate são as propriedades do cacau, por isso quanto maior o teor desse ingredientes na sua composição melhor. O % de cacau que é indicado na embalagem é a soma de massa de cacau e a manteiga de cacau (adicionada extra, fora da que já tem na massa naturalmente).


2️⃣ Se tem açúcar na composição e de que tipo: justamente por saber que o % de cacau maior promove um sabor mais amargo, o cuidado especial ao olhar a lista de ingredientes é ver se tem açúcar ou não. Eu gosto de indicar opções sem açúcar com adoçantes naturais. Mas, caso não ache, veja as opções com açúcar de coco, mascavo ...


3️⃣ Poucos ingredientes (ideal são apenas 2): na teoria isso seria o perfeito - massa de cacau (que é cacau em pó + manteiga de cacau) + açúcar ou adoçante. Mas, a maioria das opções recebe algum tipo de aditivo.


4️⃣ Maior teor de massa de cacau (cacau ou massa de cacau deve ser o primeiro na lista de ingredientes).


5️⃣ Menor teor de gordura e que seja só proveniente da manteiga de cacau (mas vai ficar perto de 40-50% de gordura, não tem jeito! rs).

nada de ingredientes artificiais.


👉🏼 Sugiro os chocolates artesanais feitos a partir do cacau, do grão à barra pelo mesmo fabricante, os chamados bean to bar.


Isso quer dizer que você vai parar de comer outros chocolates? Não!

Consumimos o chocolate por vários motivo, mas também por prazer, memórias afetivas, por momentos familiares e muitas outras questões.


Mas, se você pode escolher uma versão mais saudável e deliciosa, porque não?

Agora você tem mais informações para escolher um chocolate saudável, use sem sair da sua rotina alimentar ideal. 😉

Recentes