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Estratégias para acordar mais cedo

Quando pensamos em produtividade, emagrecimento e rotina saudável impossível não pensar em: SONO. Na verdade, em uma rotina noturna que contribua para esses 3 pilares.

Então, leia esse texto que vai te ajudar com certeza!



Acordar cedo precisa ser um hábito. E como todo hábito, isso pode sim ser desenvolvido.

Ao invés de se lamentar dizendo ‘Ah, mas acordar cedo é tão ruim‘ ou 'Não sou uma pessoa matinal' ou ainda ‘Vou tentar‘, diga para você mesma ‘Amanhã vou acordar cedo‘ e pronto. Não é invenção quando dizem que a mente tem poder. E quem manda nela é você! rs Se você começar com o pensamento positivo, você já está criando uma pré-disposição para realizar o que deseja, e esse é o primeiro passo.


Mas, falando da parte prática e cientificamente comprovada, vamos às estratégias:

1- A primeira estratégia e mais óbvia é DURMA MAIS CEDO. É um fato, se você acorda mais cedo, a tendência é que você sinta sono mais cedo e consequentemente mude seus horários em relação à rotina noturna.


2- Tenha uma ROTINA CALMA À NOITE. Quantas vezes você se sentiu cansado (a), mas quando deitava na cama não conseguia dormir?

Isso porque mesmo o corpo estando exausto a mente não para e se você estimula ainda mais com televisão, celular (redes sociais), trabalho à noite, atividades que geram estresse, dificilmente você terá um sono reparador. Se possível faça a higiene do sono, um passo a passo para você melhorar suas rotina de sono e principalmente se preparar para ela.


3- Se for possível, tenha contato com a LUZ NATURAL DO DIA. Se não tiver muita luminosidade à noite e você puder deixar a cortina do quarto aberta, essa é uma estratégia que ajuda muito! Com a luz natural do dia o nosso relógio biológico entende que amanheceu e nós tendemos à acordar logo. Mas, claro, se entrar muita luz à noite essa não será uma estratégia interessante, porque esse fato pode atrapalhar à noite.

E agora atenção - TESTADO E APROVADO:

Um estudo feito por quatro universidades da Inglaterra mostrou que com uma série de passos simples, você também pode conseguir ser um madrugador (no bom sentido). Os pesquisadores testaram se alguns técnicas juntas, todas aparentemente muito simples, poderiam realmente ajudar alguém absolutamente noturno a se tornar uma pessoa matutina. Para o teste, foram analisados 21 participantes que costumavam ir dormir, em média, às 2h30, sempre acordando após às 10h. Para a mudança de hábito, eles foram instruídos a seguirem as instruções abaixo ao longo de três semanas:

- Acordar entre 2 -3 horas mais cedo do que o normal;

- Tomar café da manhã o mais cedo possível;

- Ter o máximo de exposição à luz do dia pela manhã;

- Apenas se exercitar pela manhã;

- Almoçar no mesmo horário todos os dias;

- Não consumir cafeína após às 15h;

- Não tirar sonecas após às 16h;

- Não comer após às 19h;

- Restringir a exposição à luz durante a noite;

- Ir dormir duas a três horas mais cedo do que o normal;

- Dormir e acordar todos os dias no mesmo horário.


Após o período das 3 semanas, os resultados foram muito positivos: todos os participantes conseguiram alterar seu relógio corporal em duas horas, indo dormir e acordando mais cedo. Além disso, a quantidade de horas de sono foi mantida ao que eles realizavam antes do estudo, mas foi observada a diminuição na sensação de cansaço e estresse.


Então, agora eu quero ver!

Com todas essas dicas você já pode colocar em prática o seu plano de mudança para sair da cama mais cedo e fazer o dia render muito mais. Depois me conta se alguma dica te ajudou.

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