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10 formas diferentes de combater a ansiedade

June 21, 2017

 

“O estado de ansiedade é conceituado como um estado emocional transitório ou condição do organismo humano que é caracterizada por sentimentos desagradáveis de tensão e apreensão, conscientemente percebidos e por aumento na atividade do sistema nervoso autônomo.”  (CATANEO et al., 2005)

 

Ou seja, não é nem um pouco saudável e indicado se sentir ansioso e estressado.

Para ajudar você que se sente assim muitas vezes na semana, escrevi 10 dicas que valem a pena serem seguidas: 

 
1. Pratique atividades físicas

A forma mais comum e prazerosa de controlar a ansiedade é a prática de exercícios. Praticar atividades físicas ajuda a lidar com estados de ansiedade, porque aumenta consideravelmente a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de bem estar. Dessa forma, além da pessoa ficar menos estressada a vontade de doce e carboidrato também ficam mais fáceis de serem controladas.

Faça sempre uma atividade que te dê prazer!

Neste vídeo dou algumas dicas sobre isso (https://www.youtube.com/watch?v=22H9Xj8FH-4). Mas caminhar três vezes por semana, por pelo menos meia hora, já pode ajudar a lidar com a ansiedade. 

 
2. Reduza seu estresse diário

Normalmente ninguém fica estressado porque quer. Mas podemos nos perceber neste estado e tentar nos acalmar de diferentes formas. Para as que ficam estressadas com mais facilidade opções de tratamentos alternativos como sessões de acupuntura regulares, meditação, tratamento com fitoterápicos, uso de florais de Bach podem ajudar. 

A ioga também é uma ótima alternativa para que você possa aprender a controlar sua mente e seu corpo. Este controle, que é obtido através de uma combinação de técnicas respiratórias, corporais e de meditação. Tente não focar no problema e não fique pensando exageradamente em questões que não dependam de você. Dê o seu melhor e tente ficar mais calmo. 

 
3. Controle a respiração

Para reduzir as reações do sistema nervoso autônomo, devemos fazer o controle da respiração. Isto pode ser feito compassando a respiração e fazendo o ato de inspirar lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Ao inspirar deixar o abdome expandir-se, ou seja, estufar a barriga e não o peito. Depois, expirar lentamente, expelindo o ar pela boca. Isto pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora. Além disso, quando você estiver em um ambiente silencioso e com possibilidade de ficar deitado, use uma técnica de relaxamento. O relaxamento combinado com a respiração diafragmática, certamente, reduzirá a respiração ofegante, a taquicardia e o tremor.

 
4. Seja otimista

Em situações de ansiedade que se estendem por longos períodos, é sempre recomendado que a pessoa evite os pensamentos negativos ou catastróficos. É importante tentar dimensionar a gravidade da situação, perguntando para a si mesmo se existe uma forma alternativa de análise, se estamos superestimando o grau de responsabilidade que temos nos fatos ou se estamos subestimando o grau de controle que podemos ter.

Uma vez feita essa análise é importante que você visualize um evento positivo e tente se concentrar nela mesmo que alguns pontos possam não parecer tão bons assim. Sempre que um pensamento negativo vier à mente, se esforce para substituí-lo por outro pensamento qualquer, preferencialmente, agradável. Isto certamente não é fácil de ser feito, mas é possível e trata-se de um aspecto importante, pois os pensamentos e as falas negativas agravam a situação, intensificando as respostas autonômicas, como o mal-estar e o descontrole respiratório.

 
5. Consuma mais alimentos com triptofano

O triptofano é um aminoácido muito útil para controlar a ansiedade, pois ele ajuda na produção de serotonina (que comentei no primeiro tópico). Podemos ingerir alimentos que sejam fonte de triptofano de forma diária, como: a banana, o chocolate com maior teor de cacau, grão de bico, castanhas ... 

Outra possibilidade é ingerir o triptofano de forma suplementar, aliado com a vitamina B6 e magnésio (sempre consulte seu médico e nutricionista).

Outros aminoácidos que podem ajudar são a taurina e a glutamina. Eles aumentam a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade.

 

 

6. Consuma chás calmantes 

A maioria dos chás possui substâncias que funcionam como sedativos e calmantes suaves e podem ajudar no controle da ansiedade diária, principalmente antes de dormir. As plantas mais conhecidas e estudadas com essa ação são a Passiflora, a Melissa a Camomila e a Valeriana. Consuma 1 xícara 1 hora antes de deitar-se e sinta essa melhora.

 

7. Mantenha foco de atenção no presente

Quando sua mente e pensamentos estão dedicados integralmente ao momento atual você tem total capacidade de análise, julgamento e ação, portanto esta é uma boa forma de controlar a ansiedade e evitar pensamentos no futuro ou em situações passadas. Pense no hoje e em como você pode agir para ser melhor.

 

8. Trabalhe a sua organização

Quem vive na bagunça gasta tempo para achar o que precisa, acumula coisas sem utilidade, dificultando o bem-estar em todos os aspectos e pode acabar criando sentimentos de ansiedade. Trabalhar, estudar e viver em ambiente minimamente organizado ajuda no equilíbrio emocional e controle da ansiedade. Além disso, pessoas com uma organização maior do seu tempo conseguem aproveitá-lo melhor, o que reduz muitos fatores causadores de ansiedade.

 

9. Faça o que você ama

Em todos os âmbitos de sua vida espalhe amor. Trate bem as pessoas, trabalhe com o que você gosta, conviva mais com sua família e amigos leais e isso fará toda diferença na sua qualidade de vida.

 

10. Dedique tempo para cuidar de VOCÊ

Reservar algum tempo do dia para você e ser capaz de ouvir suas reais necessidades pode contribuir diretamente para o controle da ansiedade. Saber olhar para si, atender e contribuir para sua meta de vida é uma ação de grande poder para sua vida. Seja capaz de dedicar um pouco de tempo e energia a você mesmo. Vá ao médico regularmente, dê um jeito no que pode estar te fazendo mal, cuide da sua beleza (se isso te fizer bem) e pense que para se doar para o próximo você precisa estar bem consigo mesmo.

 

Me diga, qual será o seu próximo passo para ficar menos ansioso?

Espero que siga algum desses acima. 

 

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